Construindo um novo espaço para abordar, de maneira criativa, a Literatura Brasileira.
terça-feira, 30 de maio de 2017
sexta-feira, 12 de maio de 2017
segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
AMAR, VERBO REFLEXIVO
Quantos lixos revolvidos em busca de amor...
E as migalhas ardentemente desejadas apodrecem longe de
ti.
Chega, finalmente, a sua hora, a sua vez:
O momento de buscar-se em si e, nessa busca, saciar-se.
E em delirante e narcisista autofagia,
Sentir-se objeto do desejo
De quem diariamente te contempla do espelho.
(Mercedes
Santiago - contista de "Bang Boom Crash" e Rainha da chuva)
![]() |
| “Mulher em frente ao espelho” (1932), Pablo Picasso |
sexta-feira, 30 de setembro de 2016
Nossos 39 anos
Aos 39 anos, meu pai e minha mãe me conceberam.
Hoje, ao completar os mesmos 39,
Em meio às celebrações, fiquei um pouco com eles.
Enfim, os três, a sós.
Meu pai disse: “parece que foi ontem.
Você não queria sair da maternidade...
Chorou tanto!”
Hoje, ao completar 39 anos, choro novamente.
Obviamente, não lembro a razão daquele choro,
Mas também não sei ao certo qual o motivo deste.
Talvez seja o privilégio de ainda estarmos juntos,
Comemorando aquele momento de nossas vidas,
Em que nós três, juntos, saíamos do Santa Brígida.
Há 39 anos atrás.
Texto: Pedrina
Imagem: http://www.babelpontocom.com.br/
sábado, 21 de maio de 2016
BANG BOOM CRASH - ESTILHAÇOS PRÉ E PÓS-TRAUMÁTICOS
Lançamos em 14/05/2016 um livro de contos após uma gestação
de dois anos e meio.
De autoria coletiva e concebido, a princípio, para celebrar
o aniversário de 35 anos da instituição onde todos os contistas se conheceram,
o Colégio Paulina Borsari, a publicação da obra Bang Boom Crash – Estilhaços
Pré e Pós-Traumáticos passou muitos percalços.
E este não é o momento de relembrá-los, já que a alegria do
nascimento faz a parturiente esquecer as dores atrozes.
É momento de AGRADECER:
Aos CONTISTAS – e seus familiares –, cujas narrativas estão sendo muito
elogiadas pelos primeiros leitores de Bang
Boom Crash, que dizem não conseguir apontar um conto como favorito, pois
gostaram de todos.
Ao nosso querido ilustrador Atlan Coelho.
Aos amigos que muito nos apoiaram – alguns muito sofreram conosco: Elisa
Sehnem, Carmen Momoli, Jean Pastore, Samantha Lobato e Luciano Ramos de Oliveira.
Ao Sr. Luis Rorato que obteve o nosso ISBN.
Ao profissionalismo e agilidade da Gráfica Monalisa e da STK
Zero – Camisetas Personalizadas.
À Bier Hoff por ter se mostrado um local perfeito para a
produção de eventos especiais como este.
À Promoter-sobrinha Fernanda, sem a qual o caos teria se instaurado.
À fotógrafa Yssara Kauanne, que mostrou ao mundo como somos
lindos!
À família da organizadora, que não cessa de apoiá-la em todos os
momentos (Carmen, Maria, Cleverson, Edson, Fernanda – novamente e sempre –, Nelson, Juliana, Kássio, Rodrigo, Lucas, Gabi, Pyetro, Pedrinho
e os reis Pedro e Santina).
A todos os que foram ao Bier – foi lindo, gente! – e aos que não puderam ir, mas vão nos
ajudar adquirindo um Bang Boom Crash!
Enfim, ei-lo aí. Tudo valeu a pena. E ler esse livro vale muito a pena. Bora, gentem!
O dinheiro arrecadado com a venda dos livros visa apenas cobrir os gastos que a publicação da obra exigiu.
sábado, 18 de julho de 2015
ROMPENDO O SILÊNCIO COM AS MINHAS IRRELEVÂNCIAS
Estou me despedindo do barulho dos carros, das motos e dos busões.
Estou me despedindo das paredes e da mobília, companheiras da minha solidão.
Estou me despedindo de uma 'provisoriedade' que, quem diria, eu gostaria que fosse definitiva.
Estou me despedindo da falta de espaço, da bagunça que ela provocava (eu não!), das paredes tão finas (sei que já as mencionei), de todos os ruídos que se ouviam através delas: agradáveis, incômodos ou constrangedores.
Estou me despedindo silenciosamente dos vizinhos, cujo nome desconheço.
Estou me despedindo de uma fase grandiosa, de sonhos, suspiros e lágrimas no colchão de segunda linha.
Estou me despedindo de algumas das melhores lembranças e momentos da minha vida.
Estou me despedindo e, quem sabe, até mais ver, Centro de Curitiba.
Estou me despedindo das paredes e da mobília, companheiras da minha solidão.
Estou me despedindo de uma 'provisoriedade' que, quem diria, eu gostaria que fosse definitiva.
Estou me despedindo da falta de espaço, da bagunça que ela provocava (eu não!), das paredes tão finas (sei que já as mencionei), de todos os ruídos que se ouviam através delas: agradáveis, incômodos ou constrangedores.
Estou me despedindo silenciosamente dos vizinhos, cujo nome desconheço.
Estou me despedindo de uma fase grandiosa, de sonhos, suspiros e lágrimas no colchão de segunda linha.
Estou me despedindo de algumas das melhores lembranças e momentos da minha vida.
Estou me despedindo e, quem sabe, até mais ver, Centro de Curitiba.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
RÁDIO AVASSALADORES: O (INÍCIO DO) FIM DE UMA ERA
(Post publicado no Facebook no mês de outubro)
Na manhã de ontem, dia 22, finalmente, o 3ºA fez a tão esperada apresentação da ‘Semana Cultural 2014’, do Colégio Paulina. Uma rádio “ao vivo” abordou as obras da badalada relação de livros a serem lidos para o Vestibular da UFPR.
Hoje, todos os alunos que participaram foram unânimes em afirmar que o resultado superou as melhores expectativas. Deu tudo certo: gingle, vinhetas, merchan, as plaquinhas de orientação para a plateia, o desempenho dos âncoras e das “especialistas” em literatura, a performance da banda e do “Pai Dinão”, com suas previsões (furadézimas) para o ENEM e para o Vestibular, a atuação das meninas cantando, do José-mil-e-uma-facetas-e-utilidades e da histérica ouvinte Larissa. Digo, em nome dos alunos, o seguinte: modéstia à parte, o texto estava SENSACIONAL!
Em suma, na apresentação da Rádio Avassaladores, toda a turma (tanto quem estava em cena, quanto quem atuou nos bastidores) deu um show! Um trabalho que marca o início da despedida de uma galera com a qual tenho caminhado já há algum tempo e com a qual já compartilhei “fortes emoções”.
Obrigada, Avassaladores. Vocês arrasaram!
Na manhã de ontem, dia 22, finalmente, o 3ºA fez a tão esperada apresentação da ‘Semana Cultural 2014’, do Colégio Paulina. Uma rádio “ao vivo” abordou as obras da badalada relação de livros a serem lidos para o Vestibular da UFPR.
Hoje, todos os alunos que participaram foram unânimes em afirmar que o resultado superou as melhores expectativas. Deu tudo certo: gingle, vinhetas, merchan, as plaquinhas de orientação para a plateia, o desempenho dos âncoras e das “especialistas” em literatura, a performance da banda e do “Pai Dinão”, com suas previsões (furadézimas) para o ENEM e para o Vestibular, a atuação das meninas cantando, do José-mil-e-uma-facetas-e-utilidades e da histérica ouvinte Larissa. Digo, em nome dos alunos, o seguinte: modéstia à parte, o texto estava SENSACIONAL!
Em suma, na apresentação da Rádio Avassaladores, toda a turma (tanto quem estava em cena, quanto quem atuou nos bastidores) deu um show! Um trabalho que marca o início da despedida de uma galera com a qual tenho caminhado já há algum tempo e com a qual já compartilhei “fortes emoções”.
Obrigada, Avassaladores. Vocês arrasaram!
Assinar:
Postagens (Atom)











